Limpar o PC de vez em quando, é fundamental para evitar problemas com o computador. A maioria dos problemas são causados por falta de manutenção. PC Health Advisor pode limpar, reparar e otimizar o computador com um só clique.

Limpar disco duro

O disco duro é um dos componentes mais utilizados. Não só são guardados aí dados e programas instalados. Windows utiliza o disco duro também como memória (Memória Virtual). Podemos dizer que o hard disk tem um papel importante no funcionamento do computador.

limpar disco duroO hard disk se suja rapidamente, porque só acrescentamos coisas e nunca limpamos as coisas que não utilizamos. Pense que um disco com muitos dados é mais lento que um disco com poucos dados. Outro problema relacionado ao disco rígido é a fragmentação de dados. Os pequenos fragmentos de dados distribuídos pela superfície do disco rígido. Com a fragmentação do disco diminui o rendimento global do sistema. Quando um arquivo está fragmentado, ao abri-lo, o equipamento deve procurar todo os fragmentos no disco rígido para poder reconstruí-lo. O tempo de resposta, pode ser grandemente maior.

Os dois problemas são fáceis de solucionar.
Em como limpar disco rígido explicamos sobre como pode tirar dados obsoletos do disco, com a ajuda de uma ferramenta. Em como defragmentar o disco rígido pode encontrar as instruções para defragmentar o disco rígido.

Como limpar o disco rígido

No Windows há uma pequena aplicação que o ajuda a limpar o disco rígido. O programa se chama: “Liberador de espaço em disco”. Este programa ajuda a apagar dados do disco rígido que com certeza não utiliza, sem medo de perder dados importantes.

Que tipos de dados do disco rígido apaga esta ferramenta?

  • Tirar os arquivos temporários de Internet.
  • Tirar arquivos de programas descarregados. (São programas temporários)
  • Esvaziar a lixeira.
  • Tirar os arquivos temporários de Windows.

Clique em Início, selecione Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema e a seguir, clique em Liberador de espaço em disco, para arrancar a aplicação.

Agora se aparecerá a seguinte tela:

A ferramenta está agora analisando seu computador e colecionando dados do disco rígido que pode apagar.

Este processo pode demorar vários minutos, então terá que esperar até que a ferramenta mostre:

Todos os arquivos são arquivos temporários, então em princípio pode apagar tudo (marcando todos os marcadores).

Mas por padrão Windows só marca alguns elementos que pode apagar. Isso é assim, porque por exemplo na Lixeira de reciclagem pode haver arquivos que ainda queira recuperar (quando desligou por exemplo, algo por acidente).

Quando tiver marcado elementos que você quer apagar, clique no botão “Aceitar“. A ferramenta lhe perguntará “Tem certeza que deseja realizar estas ações?”, clique em “Sim“.

Agora, o processo de limpeza começa e em uns minutos, tem os dados temporários eliminados do hard disk.

Defragmentar disco rígido

Para recuperar a velocidade, melhorar os recursos do PC e aumentar rendimento do PC, precisamos saber como defragmentar o disco rígido. Quero dizer, que devemos recuperar todos os fragmentos se localizados em distintos locais, unir todas essas partes de informação que pertencem a um mesmo arquivo (vídeo, MP3, jogos) e que estavam dispersos.

A solução a este problema está no próprio sistema operacional: o Defragmentador do disco que se encarrega de localizar os diversos fragmentos de um mesmo arquivo e de voltar a reuni-los e colocá-los em setores um depois do outro, em benefício da velocidade de processamento de dados, a rapidez do sistema e a melhora do rendimento.

É o mesmo formatar o disco que defragmentar?

Não é o mesmo, formatar o disco rígido é apagar todo os elementos que há no disco rígido. Defragmentar, é unir os fragmentos que pertencem a um mesmo arquivo.

Como defragmentar o disco rígido

Para saber como defragmentar disco rígido e aumentar rendimento PC, tem que seguir estes passos simples:

  • Pressionamos o botão de início da barra de tarefas.
  • Selecionamos Programas.
  • Selecionamos Acessórios.
  • Selecionamos Ferramentas do Sistema.
  • Selecionamos Defragmentador de disco.
  • Seleciona “defragmentar agora” e assim pode defragmentar o disco.

Pode demorar bastante tempo, tem que esperar até que o programa notifique que a tarefa está preparada.

Uma vez que tenha limpo e defragmentado o disco rígido, pode encontrar mais conselhos no artigo: limpar PC.

Terug naar boven Voltar para cima
Voltar para HOME: computador lento Computador lento
Share